ORQUÍDEAS, UM PRESENTE DA NATUREZA

Essa bela Orchidaceae (orquídea macaco) é extremamente rara, bela e preciosa. Pode ser encontrada na América do Sul e é um verdadeiro presente da natureza.

Image

Plantas fenomenais, as orquídeas são o foco de colecionadores em todo o mundo. Poucas plantas foram tão amadas quanto as orquídeas na história da humanidade quanto elas e poucas plantas na natureza conseguiram atingir uma gama tão variada de formas e cores quanto as orquídeas. Algumas orquídeas são tão impressionantes que se eu contasse você não acreditaria. Assim, sou obrigado a mostrar. Veja por exemplo a orquídea que já vem com seu inseto de fábrica:

Image

Veja a beleza da natureza. Trata-se da Ophrys insectifera.

Imagine só quantos milhões de anos foram necessários para que esta planta imitasse com tal perfeição um inseto pousado nela. Um truque engenhoso, pois com esta estratégia ela consegue atrair insetos reais com intensão de cópula.

Image

Eles pousam, vêem que o inseto da planta é falso e voam para outra, carregando sem saber o pólen da primeira. Assim, estes animais proliferam essa espécie de orquídea. A Ophrys insectifera é tão sabia que ela conseguiu até imitar o feromônio do inseto, aumentando suas chances de reprodução.

Lógico que enquanto alguns insetos são “enganados” por algumas espécies de orqúideas, outros tiram proveito justamente de parecem uma planta. Como é o caso do Louva-Deus-orquídea:

Image

Para um inseto predador, parecer com uma flor é uma boa estratégia para garantir aquele almoço. Como as orquídeas variam muito, é natural que elas acabassem oferecendo toda sorte de formas curiosas.

Fonte: mundogump.com.br e Sun Gazing

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: